segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Vulcanismo Secundário


O vulcanismo secundário corresponde a manifestações de vulcanismo que não consistem em erupções vulcânicas, concretamente, mas estão relacionadas com a energia térmica emitida por corpos magmáticos quentes que se encontram a pequena profundidade. Este tipo de vulcanismo nunca é tão violento nem destrutivo quanto pode ser o vulcanismo principal.
As manifestações secundárias de vulcanismo, consistem em:
- nascentes termais
- fumarolas, mofetas e sulfataras
- géisers

Erupções e Materiais Vulcânicos


As diferentes composições químicas do magma, bem como, a quantidade de gases aprisionados, fazem com que este se torne mais ou menos viscoso, indo esse grau de viscosidade influenciar o tipo de vulcanismo associado.
O carácter mais ou menos explosivo de um episódio vulcânico está intimamente associado às características do magma. Desta forma, um magma muito viscoso dá origem a um vulcanismo explosivo (cone vulcânico alto), devido à grande quantidade de material gasoso retido e que lhe faz aumentar a pressão. Por outro lado, se o magma for fluido, com pequena quantidade de gases aprisionados, o vulcanismo tem um carácter mais efusivo (edifício vulcânico baixo), com episódios de vulcanismo mais calmos. No entanto, há casos em que o vulcanismo tem carácter misto, pois ocorrem os dois tipos, o explosivo e o efusivo, frequentemente alternados. Além destes, pode ocorrer um outro tipo de actividade vulcânica, a catastrófica. Esta, como o nome indica, é ainda mais intensa que a explosiva.

As características dos episódios vulcânicos, podem resumir-se no seguinte quadro:

Localização dos Vulcões

A distribuição dos vulcões não se dá ao acaso. A maioria encontra-se na dependência dos riftes e das zonas de subducção, ou seja, estão maioritariamente dependentes das zonas orogénicas. Isto é, os vulcões activos localizam-se preferencialmente ao longo das zonas de fronteira de placas.

Figura 1 - Representação das placas tectónicas (linhas a preto), áreas 
de atividade vulcânica (a cor rosa) e importantes vulneráveis ​​ativos (pontos 
vermelhos). In www.minerva.uevora.pt



As ilhas vulcânicas, como é o caso do arquipélago do Havai e Açores, entre outros, consistem em vulcões submarinos associados a hotspots (ou plumas mantélicas).

Temperatura - Hibernação


Hibernação


Constrói um documento, construído de forma colaborativa, na Drive do Google sobre a Hibernação.



Balanço da atividade: os alunos retiraram o maior partido da atividade proposta numa participação colaborativa. Como tinham de ler três textos, repartiram tarefas, retirando o melhor de cada um deles, o que lia mais rápido, o que pesquisava noutros sites, o que depois escrevia mais rápido ou que se movia melhor no Google Drive. Nenhum dos alunos conhecia a Drive do Google no modo de apresentação. As condições da sala não facilitou o trabalho dos alunos e a internet lenta levou a que muitos utilizassem o telemóvel para desenvolver o trabalho. A maioria não conseguiu terminar a apresentação mas comprometeu-se a publicá-la depois.

Testa os teus Conhecimentos


Tinycards


Algumas ferramentas informáticas permitem aos alunos testarem os seus conhecimentos. 

Com o Tinycards, podes através de um divertido aplicativo com cartas memorizar qualquer conteúdo ou testar os teus conhecimentos.
Depois de teres participado na identificação das relações bióticas presentes nos vários exemplos expostos vais agora e sem penalizações testar divertidamente se está tudo devidamente sabido.
O objetivo é que reconheças as principais características e diferenças entre uma relação intra e interespecífica (baralho 1 e 2). Eles identificam a variedade, através de exemplos, dos diferentes tipos de relações intraespecíficos (baralho1) e interespecíficos (baralho 2).

Diverte-te em grupo!


Baralho 1

Tinycards - Baralho 1, Relações intraespecíficas


Baralho 2

Tinycards - Baralho 2, Relações interespecíficas





UM EXEMPLO DE COMPETIÇÃO

A competição é uma das relações bióticas mais importantes na evolução das populações de zooplâncton de água doce. Pequenas alterações dos fatores abióticos podem alterar as relações de competição entre as
espécies. Para testar a influência da salinidade em duas populações de zooplâncton (Daphnia galeata e Simocephalus vetulus), foi realizada a seguinte experiência. As duas populações foram colocadas em contentores de plástico contendo quatro litros de solução. Foram usados três níveis de salinidade, dissolvendo cloreto de sódio na solução inicial. Cada contentor foi inoculado com 10 indivíduos de cada espécie. As experiências decorreram a uma temperatura de 20 °C e um fotoperíodo de 16 h de luz: 8 h de escuridão. Ao fim de 30 dias foi estimada a abundância e a biomassa das duas espécies. Os resultados obtidos estão representados nos gráficos das figuras 1 e 2.


1.     Indica qual o fator abiótico em estudo na experiência descrita.

2.     Na resposta a cada um dos itens de 2.1. a 2.5., seleciona a única opção que permite obter uma afirmação correta.

2.1. O exemplo descrito é um exemplo de uma relação biótica…
(A) … intraespecífica com benefícios mútuos para os seres envolvidos.
(B) … intraespecífica prejudicial para os seres envolvidos.
(C) … interespecífica com benefícios mútuos para os seres envolvidos.
(D) … interespecífica prejudicial para os seres envolvidos.

2.2. O objetivo da experiência foi…
(A) … estudar as relações alimentares de Daphnia galeata e Simocephalus vetulus.
(B) … estudar a influência da temperatura na competição de duas espécies de zooplâncton.
(C) … avaliar a influência da salinidade no número de indivíduos de duas espécies que vivem no mesmo habitat.
(D) … testar diferentes fatores abióticos nas taxas de crescimento de Daphnia galeata e
Simocephalus vetulus.

2.3. A população de Daphnia galeata estudada é constituída pelos indivíduos…
(A) … capazes de se reproduzir entre si e originar descendência fértil, e o seu número diminui
com o aumento da salinidade.
(B) … que vivem no mesmo local no mesmo período de tempo fértil, e o seu número diminui
com o aumento da salinidade.
(C) … capazes de se reproduzir entre si e originar descendência fértil, e o seu número aumenta
com o aumento da salinidade.
(D) … que vivem no mesmo local no mesmo período de tempo fértil, e o seu número aumenta
com o aumento da salinidade.

2.4. O fotoperíodo usado corresponde…
(A) … ao verão e varia ao longo da experiência.
(B) … ao verão e não varia ao longo da experiência.
(C) … ao inverno e varia ao longo da experiência.
(D) … ao inverno e não varia ao longo da experiência.

2.5. A biomassa de Simocephalus vetulus que cresce em água desprovida de sal é de…


(A) … 1600 μg/L.
(B) … 1000 μg/L.
(C) … 600 μg/L.
(D) … 300 μg/L

3.     Define fotoperíodo.

4. Faz corresponder a cada uma das frases da coluna A a respetiva designação, que consta da coluna B.

Utiliza cada letra e cada número apenas uma vez.



Vulcanismo Secundário

O vulcanismo secundário corresponde a manifestações de vulcanismo que não consistem em erupções vulcânicas, concretamente, mas estão relac...