Aprender Diferente

APRENDER DIFERENTE



MAPAS MENTAIS e MAPAS DE CONCEITOS


Os mapas de mentais os mapas de conceitos são óptimas ferramentas no trabalho colaborativo. São usados para fins diferentes e existe atualmente software gratuito que permite usá-los da forma regular e com vantagens no ensino aprendizagem.
Os mapas mentais promovem um fluxo livre de ideias um brainstorming de ideias que ajuda a estimular novos pensamentos através da associação. Trata-se da ferramenta perfeita para o brainstorming criativo, individual ou em grupo.
Os mapas de conceitos representam através de esquemas, conjuntos de ideias e conceitos dispostos em rede de proposições. O objetivo é que seja clara e organizada a exposição dos conceitos. Estes mapas representam relações entre palavras e conceitos e por isso são utilizados preferencialmente para facilitar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos abordados pretendendo ser um estímulo à aprendizagem.









      INFOGRÁFICOS



Os infográficos são uma maneira divertida de aprender!

Um infográfico é uma ferramenta gráfica utilizada para explicar ideias, conceitos e processos através do uso de imagens, desenhos e outros elementos visuais gráficos. O principal objetivo é tornar simples o que é difícil de entender. As imagens são acompanhadas de mensagens escritas simples e objetivas. É um ótimo recuso didático utilizado em meio escolar como profissional.




 Exemplos de infográficos...



Observa os seguintes exemplos de infográficos e comenta com base nas respetivas temáticas.
Podes aceder ao link  https://www.pinterest.pt/lmslouro/infografia/  para melhor visualização.


 










Balanço da atividade: Os alunos demonstraram alguma dificuldade na execução desta atividade. Isto ficou confirmado pelo facto de alguns alunos não terem realizado a atividade, pela dificuldade  em interpretar a mensagem visual mas também na reduzido introsamento dos elementos do grupo e pela concretização da atividade colaborativa. 









Tinycards

Tinycards, é uma ferramenta criada pelo Duolingo, é um divertido aplicativo com cartas que ajudam a aprender através da memorização. O jogo mostra-nos duas carta, frente e verso, sequenciadas. Depois coloca-nos questões sobre as mesmas se respondermos corretamente o jogo avança. No caso de errarmos mostram-nos a carta novamente. A estratégia de memorização passa não só pela colocação de questões como pela escrita. Permite a criação de vários baralhos sobre a mesma temática.

Em "Testa os teus conhecimentos" podes usar esta ferramenta para te preparares para a ficha de avaliação. Experimenta, aprende e diverte-te. Depois faz o teu comentário à atividade realizada.


Balanço da atividade: Os alunos participaram entusiasticamente mas curiosamente demoraram algum tempo a iniciar a participação no jogo. Julgo que não terão entendido a lógica das cartas. Pode também dever-se às más condições da Biblioteca/Centro de Recursos, pouco espaço entre computadores o que não permite o trabalho colaborativo. A falta de internet ou a sua lentidão prejudicou a realização da atividade contudo alguns alunos utilizaram o telemóvel para participar. 


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Thinglink


Com esta ferramenta tens acesso a imagens e interativas com vídeos e conteúdos 360ºe tendo assim informação escalonada e completa. Assim podes aprender de forma mais rápida e divertida.

Podes aprender mais sobre o vulcanismo no Arquipélago dos Açores explorando o site seguinte

https://www.thinglink.com/user/1005184995741925378Vulcanismo no Arquipélago dos Açores
















6 comentários:

  1. Quando falamos de um deserto pensamos num lugar seco e inabitavel, afinal poucos ser vivo conseguiriam viver num lugar assim.
    Para os animais e as plantas que têm como habitat natural o deserto têrm de ter algumas caracteristicas especificas para aguentar o calor e a escasses de água
    Podemos dar exemplos de animais como: esquilo antilope de solo; abutre-de-cabeça vermelha; Cyprinodon salinus ; lagarto-do-colarinho-vermelho; camelos e dormedários

    8ºB Sérgio Santos e Pedro Jorge

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  2. No oceano existem varias zonas consoante a luz e os seres vivos.

    Pelágica- nessa zona existe muita ocorrência de fotossíntese, muitas algas e muita poluição.

    Epipelágica- é uma zona que ainda é possível entrar a lu solar permitindo que algumas plantas realizem a fotossíntese para que aconteça é preciso que as águas do mar sejam mais claras assim permite a passagem dos raios.

    Mesopelágica- é uma camada que já não é possível a realização da fotossíntese devido à baixa presença de luz e também é uma zona cheia de nutrientes.

    Batipelágica- é uma zona com poucos nutrientes devido á luz do Sol que não atinge esta camada logo não existe produção de alimentos. Encontra-se animais sem olhos logo são incapazes de subir á superfície do mar. Os organismos que ali vivem são independentes de seres fotoautotróficos.

    Abissopelágica- é uma zona onde habitam peixes perigosos e luminosos que não permite a ocorrência de fotossíntese. Os animais que fazem grandes migrações verticais aproximam-se da superfície da água á noite e vivendo em águas profundas durante durante o dia tal como o peixe lanterna.

    Hadopelágica- é a ultima camada mais profunda dos oceanos. Também encontra-se um organismo chamado o Plâncton que serve de alimentação para os organismos maiores.

    Carolina Ferreira Nº 1
    Emanuel Palma Nº 6
    Daniela Catarino Nº 3
    8ºB

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  3. Comentário:Deserto

    -os seres que vivem no deserto sofrem grandes adaptações morfológicas e fisiológicas.

    Adaptações morfológicas: têm pelo curto e extremidades grandes.
    Adaptações fisiológicas: a urina é concentrada e fazem a estivação.

    -animais como o camelo e o dromedário apresentam reservas de tecido adiposo.

    Sérgio Silva, Sofia Machado, Leandro Baptista
    Turma: 8ºB

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  4. Os oceanos têm várias camadas e é delas que eu irei falar no meu trabalho
    A primeira camada a zona epipelagica é a região oceânica onde vivem normalmente seres vivos que não dependem dos fundos marinhos. As partes próximas da superfície recebem mais luz solar logo permitem as plantas realizarem a fotossíntese.
    A segunda camada é a zona mesopelagica embora alguma luz penetre nesta profundidade ela é insuficiente para ocorrer fotossíntese. Os animais que fazem grandes migrações verticais diárias, aproximando-se da superfície da agua a noite e vivendo em aguas profundas durante o dia. Exemplo deste grupo são os peixes lanterna.
    A terceira camada é a zona batipelagica os organismos que aqui vivem são independentes de seres fotoautotraficos . Como a luz do sol não atinge esta camada , não existe produção primária de alimentos . Por ausência da luz, algumas espécies não possuem olhos.
    A quarta camada é a zona abissopelagica esta camada situa-se a uma profundidade entre 7000m e 11000 m, onde a luz do sol jamais chega e a pressão pode atingir 76MPa , para além disso neste habitat vivem poucos seres vivos, em razão da pobreza de nutrientes e baixa temperatura. Os animais deste local são datados de adaptações especiais aquele ambiente. Os peixes Laphiiformes são um exemplo de organismos abissais. Neste ambiente, vivem animais na completa escuridão, animais maioria pequenos, muitos deles luminosos.
    A ultima e quinta camada é a zona hadopelagica é uma zona com mais de 6000m de profundidade.Trata-se da camada mais profunda da zona pelagica abaixo da zona abissal, é o domínio dos seres abissais.

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  5. Os oceanos têm várias camadas e é delas que eu irei falar no meu trabalho
    A primeira camada a zona epipelagica é a região oceânica onde vivem normalmente seres vivos que não dependem dos fundos marinhos. As partes próximas da superfície recebem mais luz solar logo permitem as plantas realizarem a fotossíntese.
    A segunda camada é a zona mesopelagica embora alguma luz penetre nesta profundidade ela é insuficiente para ocorrer fotossíntese. Os animais que fazem grandes migrações verticais diárias, aproximando-se da superfície da agua a noite e vivendo em aguas profundas durante o dia. Exemplo deste grupo são os peixes lanterna.
    A terceira camada é a zona batipelagica os organismos que aqui vivem são independentes de seres fotoautotraficos . Como a luz do sol não atinge esta camada , não existe produção primária de alimentos . Por ausência da luz, algumas espécies não possuem olhos.
    A quarta camada é a zona abissopelagica esta camada situa-se a uma profundidade entre 7000m e 11000 m, onde a luz do sol jamais chega e a pressão pode atingir 76MPa , para além disso neste habitat vivem poucos seres vivos, em razão da pobreza de nutrientes e baixa temperatura. Os animais deste local são datados de adaptações especiais aquele ambiente. Os peixes Laphiiformes são um exemplo de organismos abissais. Neste ambiente, vivem animais na completa escuridão, animais maioria pequenos, muitos deles luminosos.
    A ultima e quinta camada é a zona hadopelagica é uma zona com mais de 6000m de profundidade.Trata-se da camada mais profunda da zona pelagica abaixo da zona abissal, é o domínio dos seres abissais.
    Trabalho realizado por:
    Beatriz Duarte 8°B N°2
    Diogo Costa 8°B N°4

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