Tinycards
Algumas
ferramentas informáticas permitem aos alunos testarem os seus
conhecimentos.
Com o Tinycards,
podes através de um divertido aplicativo com cartas memorizar qualquer conteúdo
ou testar os teus conhecimentos.
Depois de teres
participado na identificação das relações bióticas presentes nos vários
exemplos expostos vais agora e sem penalizações testar divertidamente se está
tudo devidamente sabido.
O objetivo é que
reconheças as principais características e diferenças entre uma relação intra e
interespecífica (baralho 1 e 2). Eles identificam a variedade, através de
exemplos, dos diferentes tipos de relações intraespecíficos (baralho1) e interespecíficos
(baralho 2).
Diverte-te em grupo!
Baralho 2
Tinycards - Baralho 2, Relações interespecíficas
UM EXEMPLO DE COMPETIÇÃO
A
competição é uma das relações bióticas mais importantes na evolução das
populações de zooplâncton de água doce. Pequenas alterações dos fatores
abióticos podem alterar as relações de competição entre as
espécies.
Para testar a influência da salinidade em duas populações de zooplâncton (Daphnia galeata e Simocephalus vetulus), foi realizada a seguinte experiência. As
duas populações foram colocadas em contentores de plástico contendo quatro
litros de solução. Foram usados três níveis de salinidade, dissolvendo cloreto
de sódio na solução inicial. Cada contentor foi inoculado com 10 indivíduos de
cada espécie. As experiências decorreram a uma temperatura de 20 °C e um fotoperíodo
de 16 h de luz: 8 h de escuridão. Ao fim de 30 dias foi estimada a abundância e
a biomassa das duas espécies. Os resultados obtidos estão representados nos
gráficos das figuras 1 e 2.
1.
Indica
qual o fator abiótico em estudo na experiência descrita.
2.
Na
resposta a cada um dos itens de 2.1. a 2.5., seleciona a única opção que
permite obter uma afirmação correta.
2.1. O exemplo descrito é um exemplo de uma relação biótica…
(A) … intraespecífica com benefícios mútuos para os seres
envolvidos.
(B) … intraespecífica prejudicial para os seres envolvidos.
(C) … interespecífica com benefícios mútuos para os seres
envolvidos.
(D) … interespecífica prejudicial para os seres envolvidos.
2.2. O objetivo da experiência foi…
(A) … estudar as relações alimentares de Daphnia galeata e
Simocephalus vetulus.
(B) … estudar a influência da temperatura na competição de duas
espécies de zooplâncton.
(C) … avaliar a influência da salinidade no número de indivíduos
de duas espécies que vivem no mesmo habitat.
(D) … testar diferentes fatores abióticos nas taxas de
crescimento de Daphnia galeata e
Simocephalus vetulus.
2.3. A
população de Daphnia galeata estudada
é constituída pelos indivíduos…
(A) …
capazes de se reproduzir entre si e originar descendência fértil, e o seu
número diminui
com o aumento da salinidade.
(B) …
que vivem no mesmo local no mesmo período de tempo fértil, e o seu número
diminui
com o aumento da salinidade.
(C) …
capazes de se reproduzir entre si e originar descendência fértil, e o seu
número aumenta
com o aumento da salinidade.
(D) …
que vivem no mesmo local no mesmo período de tempo fértil, e o seu número
aumenta
com o aumento da salinidade.
2.4. O
fotoperíodo usado corresponde…
(A) …
ao verão e varia ao longo da experiência.
(B) …
ao verão e não varia ao longo da experiência.
(C) …
ao inverno e varia ao longo da experiência.
(D) …
ao inverno e não varia ao longo da experiência.
2.5. A
biomassa de Simocephalus vetulus que
cresce em água desprovida de sal é de…
(A) … 1600 μg/L.
(B) … 1000 μg/L.
(C) … 600 μg/L.
(D) …
300 μg/L
3.
Define fotoperíodo.
4. Faz corresponder a cada uma das frases da coluna A a respetiva designação, que consta da coluna B.
Utiliza cada letra
e cada número apenas uma vez.
fizemos 1 baralho ,e achamos que era mais ou menos repetitivo mas ajuda de certa forma a estudar e conheçer os animais e as suas características
ResponderEliminarmelissa lima
daniela cravid
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarSobre este trabalho gostei pois tinha bastante coisas interessantes e com isso aprendemos bastante, Não consegui fazer o 2 trabalho porque o computador estava muito lento
ResponderEliminarEliana Gomes 8ºC Nº7
Realizámos 1 baralho,e achámos que era fácil demais de memorizar
ResponderEliminarAna Carolina e Adriana
8ºC
Realizámos um baralho achei demasiado fácil...
ResponderEliminarRafael Marchão 8ºC
Gabriel Soares 8ºC
Afonso Antunes 8ºC
Realizámos os 4 baralhos de uma forma pouco fácil. Este jogo é interessante porque ajuda-nos a fixar as respostas ao longo dos baralhos. Catarina Mikhaylikova e Liliana Sequeira 8ºC
ResponderEliminarRealizámos 2 baralhos, o primeiro achámos difícil mas o segundo achámos fácil.No computador demorou para entrar mas depois no telemóvel foi rápido.
ResponderEliminarÍris Guedes 8°C
Lara Alves 8°C
Rute Cioablã 8°C