segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Testa os teus Conhecimentos


Tinycards


Algumas ferramentas informáticas permitem aos alunos testarem os seus conhecimentos. 

Com o Tinycards, podes através de um divertido aplicativo com cartas memorizar qualquer conteúdo ou testar os teus conhecimentos.
Depois de teres participado na identificação das relações bióticas presentes nos vários exemplos expostos vais agora e sem penalizações testar divertidamente se está tudo devidamente sabido.
O objetivo é que reconheças as principais características e diferenças entre uma relação intra e interespecífica (baralho 1 e 2). Eles identificam a variedade, através de exemplos, dos diferentes tipos de relações intraespecíficos (baralho1) e interespecíficos (baralho 2).

Diverte-te em grupo!


Baralho 1

Tinycards - Baralho 1, Relações intraespecíficas


Baralho 2

Tinycards - Baralho 2, Relações interespecíficas





UM EXEMPLO DE COMPETIÇÃO

A competição é uma das relações bióticas mais importantes na evolução das populações de zooplâncton de água doce. Pequenas alterações dos fatores abióticos podem alterar as relações de competição entre as
espécies. Para testar a influência da salinidade em duas populações de zooplâncton (Daphnia galeata e Simocephalus vetulus), foi realizada a seguinte experiência. As duas populações foram colocadas em contentores de plástico contendo quatro litros de solução. Foram usados três níveis de salinidade, dissolvendo cloreto de sódio na solução inicial. Cada contentor foi inoculado com 10 indivíduos de cada espécie. As experiências decorreram a uma temperatura de 20 °C e um fotoperíodo de 16 h de luz: 8 h de escuridão. Ao fim de 30 dias foi estimada a abundância e a biomassa das duas espécies. Os resultados obtidos estão representados nos gráficos das figuras 1 e 2.


1.     Indica qual o fator abiótico em estudo na experiência descrita.

2.     Na resposta a cada um dos itens de 2.1. a 2.5., seleciona a única opção que permite obter uma afirmação correta.

2.1. O exemplo descrito é um exemplo de uma relação biótica…
(A) … intraespecífica com benefícios mútuos para os seres envolvidos.
(B) … intraespecífica prejudicial para os seres envolvidos.
(C) … interespecífica com benefícios mútuos para os seres envolvidos.
(D) … interespecífica prejudicial para os seres envolvidos.

2.2. O objetivo da experiência foi…
(A) … estudar as relações alimentares de Daphnia galeata e Simocephalus vetulus.
(B) … estudar a influência da temperatura na competição de duas espécies de zooplâncton.
(C) … avaliar a influência da salinidade no número de indivíduos de duas espécies que vivem no mesmo habitat.
(D) … testar diferentes fatores abióticos nas taxas de crescimento de Daphnia galeata e
Simocephalus vetulus.

2.3. A população de Daphnia galeata estudada é constituída pelos indivíduos…
(A) … capazes de se reproduzir entre si e originar descendência fértil, e o seu número diminui
com o aumento da salinidade.
(B) … que vivem no mesmo local no mesmo período de tempo fértil, e o seu número diminui
com o aumento da salinidade.
(C) … capazes de se reproduzir entre si e originar descendência fértil, e o seu número aumenta
com o aumento da salinidade.
(D) … que vivem no mesmo local no mesmo período de tempo fértil, e o seu número aumenta
com o aumento da salinidade.

2.4. O fotoperíodo usado corresponde…
(A) … ao verão e varia ao longo da experiência.
(B) … ao verão e não varia ao longo da experiência.
(C) … ao inverno e varia ao longo da experiência.
(D) … ao inverno e não varia ao longo da experiência.

2.5. A biomassa de Simocephalus vetulus que cresce em água desprovida de sal é de…


(A) … 1600 μg/L.
(B) … 1000 μg/L.
(C) … 600 μg/L.
(D) … 300 μg/L

3.     Define fotoperíodo.

4. Faz corresponder a cada uma das frases da coluna A a respetiva designação, que consta da coluna B.

Utiliza cada letra e cada número apenas uma vez.



7 comentários:

  1. fizemos 1 baralho ,e achamos que era mais ou menos repetitivo mas ajuda de certa forma a estudar e conheçer os animais e as suas características
    melissa lima
    daniela cravid

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Sobre este trabalho gostei pois tinha bastante coisas interessantes e com isso aprendemos bastante, Não consegui fazer o 2 trabalho porque o computador estava muito lento
    Eliana Gomes 8ºC Nº7

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  4. Realizámos 1 baralho,e achámos que era fácil demais de memorizar
    Ana Carolina e Adriana
    8ºC

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  5. Realizámos um baralho achei demasiado fácil...
    Rafael Marchão 8ºC
    Gabriel Soares 8ºC
    Afonso Antunes 8ºC

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  6. Realizámos os 4 baralhos de uma forma pouco fácil. Este jogo é interessante porque ajuda-nos a fixar as respostas ao longo dos baralhos. Catarina Mikhaylikova e Liliana Sequeira 8ºC

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  7. Realizámos 2 baralhos, o primeiro achámos difícil mas o segundo achámos fácil.No computador demorou para entrar mas depois no telemóvel foi rápido.
    Íris Guedes 8°C
    Lara Alves 8°C
    Rute Cioablã 8°C

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