terça-feira, 16 de janeiro de 2018


Identificação de propriedades da água

Quando se leciona "A importância da água para os seres vivos", uma das atividades experimentais a realizar poderá passar por identificar algumas das propriedades da água. Para tal, o material a utilizar pode ser:

- Água
- Açúcar
- Farinha
- Sal
- Areia
- 4 gobelés
- Varetas de vidro
- 4 colheres
- Caneta de acetato
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Por vezes não é possível, em contexto de sala de aula, utilizar todo o material supracitado. Assim sendo, e para não comprometer a realização da atividade experimental, poder-se-á utilizar garrafas de água (cortando os topos) ou copos de plástico na vez dos gobelés, e as colheres poderão substituir as varetas de vidro.

No que toca ao procedimento, o mesmo passa por:

- Escrever nos gobelés, com a caneta, o material que vai misturar;
- Colocar, em cada gobelé/copo/garrafa de água, 100  ml de água;
- Introduzir uma colher de açúcar, de farinha, de sal e de areia em cada um dos respetivos gobelés;
- Agitar com a vareta de vidro/colher durante um minuto;
- Aguardar 15 minutos.

Na realização do relatório os alunos deverão esquematizar duas observações: uma exatamente após a agitação com a vareta e a outra passados os 15 minutos de espera.

O objetivo desta atividade experimental é permitir verificar que, embora a água seja um bom dissolvente, existem substâncias insolúveis, ou seja, não se dissolvem formando assim uma suspensão. Este é o caso da areia e da farinha, que tendem a depositar-se no fundo do gobelé. Por sua vez o açúcar e o sal vão formar uma solução (o açúcar e o sal serão o soluto e a água o solvente).




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