segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Vulcão dos Capelinhos

Vulcão dos Capelinhos


História de um vulcão

1ª fase - Ocorrência de alguns sismos mas não se registam alterações significativas na topografia da região da ponta do capelo, no Faial, nem nos ilhéus Capelinhos.            

2ª fase - Fase explosiva - a água do mar começou a ferver, tornando-se cinzento, ao memo tempo que se dá a   projecção de grandes quantidades de materiais que formam que formam um relevo vulcânico que se liga aos antigos ilhéus.




A- Intensificação da emissão de vapor sobre as B-Continuação da emissão de cinza e vapor e nasce uma nova ilha.                                                                                                                                                                           
chaminés submarinas.











C  - Coluna de vapor                               D- Saída densa de vapor da cratera.             E- Aumento do cone vulcânico. Saída de uma 
                                                                                                                                             coluna densa de vapor e cinzas.   
               
3ª fase – A nova ilha, no final de Outubro, abate resultando na destruição quase integral, pelo mar, do aparelho vulcânico.








4ª fase -  Nova fase explosiva, ainda mais violenta que a anterior.













A- Emissão de cinzas e coluna de         B- Emissão de cinzas, areias e            C- A segunda ilha une-se ao        D- Emissão de cinzas e vapor
vapor na construção da segunda ilha.    vapor constrói a segunda ilha.             Faial por um istmo de areia.       continua a partir do fundo do
                                                                                                                                                                           mar, junto ao limite ocidental do
                                                                                                                                                                        Faial


   E   E- Repuxos de lava com o desenho   F- Aspecto da emissão de lava            G- Projecção de cinza, areia              H- Escoadas de lava.
       das  trajectórias percorridas pelas       em actividade estromboliana.                           e vapor.
      bombas vulcânicas.


5ª fase – Grande projecção de materiais piroclásticos que acabam por ligar o vulcão à ilha do Faial. A parte inferior do farol da  referida ilha ficou coberta por cinzas.


   



  






           A-As cinzas cobrem a paisagem.                          B-  A emissão de cinzas destrói a vegetação        C-  recolha de materiais vulcânicos.
                                                           numa área de aproximadamente 4652 hectares.        







                                                
   D- Ruínas provocada pelos sismos da noite de 12 de Maio              E- Aspecto final do cone vulcânico (1959)
         de 1958.


1-       Refere a ilha dos Açores onde ocorreu este vulcão.
2-       Explica por palavras tuas a evolução do vulcão dos Capelinhos.
3-       Indica os materiais expelidos pelo vulcão.
4-       Comenta a afirmação: “ O vulcão dos Capelinhos teve implicações sócio-economicas na vida das populações mas também no aspecto visual da paisagem”.
5-       Como interpretas a ocorrência de sismos na sequência da actividade vulcânica.

Bibliografia:
Fonseca, R. (2007). Quando o mar explodiu. Visão.
Machado, F. (2008). Vulcão dos Capelinhos. Delegação de turismo da Horta. Açores.
Menezes, C. F. (2008). Vulcão dos Capelinhos- Álbum. Presidência do Governo Regional dos Açores.

19 comentários:

  1. A erupção ocorreu no arquipélago dos Açores ,na ilha de Faial .
    A erupção foi explosiva porque , a agua começou a ficar cinzenta e projetou-se grandes quantidades de materiais piroclasticas .
    E como consequência , destruiu a vegetação numa área de aproximadamente 4652 hectares ,ruínas provocadas pelos sismos e as paisagens foram cobertas por cinzas vulcânicas .
    Margarida Fernandes 7ºC nº16
    Leonor Santana

    ResponderEliminar
  2. O video fala de vários vulcões em erupção.
    A parte que gostamos mais foi quando as casas foram destruídas.
    Há zonas turísticas.
    Aquilo é uma zona turística ,porque as pessoas são atraídas pelos vulcões.
    Há benefícios, que é cozinhar , aproveitando o calor da Terra.
    Mas há riscos que é destruir tudo, morte, animais e plantas.

    Leandro nº13
    Marta nº15
    Nicole nº16 7ºA

    ResponderEliminar
  3. O vulcão dos Capelinhos ocorreu na ilha do Faial ,erupcão foi explosiva porque a emissão de cinzas foi muito grande e a paisagem ficou coberta de cinzas e destruida e algumas pessoas morreram

    André 7ºd Nº3
    Liliana 7ºd Nº11
    Joao 7ºd Nº9

    ResponderEliminar
  4. No dia 27 de Setembro de 1957, pelas 6:45 da madrugada, uma erupção vulcânica iniciou-se junto aos ilhéus dos Capelinhos, na Ilha do Faial -- Arquipélago dos Açores, depois de 12 dias de abalos sísmicos. O fenómeno surgiu no mar, a 20-60 metros de profundidade, com a emissão de vapor de água e gases. A erupção, do tipo surtseiano, prolongou-se por 7 meses e meio. Durante esta fase sucediam-se grandes explosões, com a emissão de jactos pontiagudos de cinzas negras e densas nuvens de vapor de água, devido ao contacto da lava incandescente com a água fria do mar,A meados de Dezembro ocorreu uma efémera fase subaérea efusiva. Na parte Leste do cone abriu-se uma fractura onde surgiram 7 repuxos de lava incandescentes que subiam até 10 ou 15 metros de altura, passando depois a concentrar-se em 3 chaminés onde as explosões estrombolianas se sucediam com intervalos de alguns segundos, acabando por voltar a apresentar características submarinas até Maio de 1958,De Maio a Outubro de 1958, o vulcão tornou-se exclusivamente subaéreo (terrestre), com características estrombolianas. A passagem da fase submarina para a terrestre foi marcada por uma forte crise sísmica em que ocorreram cerca de 450 abalos na noite de 12 para 13 de Maio. A erupção apresentava períodos de grande explosividade, com projecção de fragmentos de lava incandescente a mais de 500 metros de altur,Em Setembro de 1958, a erupção começou a perder força e a actividade diminuiu consideravelmente. A 24 de Outubro desse ano, assistiu-se à última emissão de lavas. Após treze meses, o vulcão adormeceu. No final da erupção, o cone principal tinha 160 metros de altura, o volume de materiais emitidos tinha sido de cerca de 174 milhões m3 e a ilha do Faial tinha crescido 2.4Km2,Perante a gravidade da situação emergente, muitos e das mais variadas proveniências, foram os auxílios encaminhados para o Faial de molde a amenizar a aflitiva situação das populações atingidas resultando numa imigração bastante significativa da população entre 1957 e 1960.
    danisberto neto nº6, angel ramos nº4, 7ºD

    ResponderEliminar
  5. No dia 12 de setembro de 1957, o vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial (Arquipélago dos Açores), entrou em erupção, passando por várias fases de erupção e foi explosivo e misto.
    Durante a sua fase explosiva, a água do mar começou a ferver, ficando mais azincentado, ao mesmo tempo que alguns materiais que formavam um relevo vulcânico que se liga aos antigos ilhéus.
    Em total a atividade deste vulcão durou cerca de 13 meses tendo terminado a 24 de outubro de 1958. Passou por três fases eruptivas (a primeira de 16 a 27 de setembro, a segunda de 4 a 12 de novembro e a terceira de janeiro a abril de 1958). A partir de 25 de outubro, o vulcão entrou em repouso. A pesar de não existirem registos de erupção, ainda é considerado vulcão ativo.
    O vulcão deitou cinzas, areias, vapor e lava. Criou uma destruição autêntica.
    Apesar disso e dos custos que criaram, o vulcão criou novas paisagens, ou seja, ajudou no aspeto da ilha, tendo também criado uma nova ilha na sua primeira fase.
    Graças a este vulcão, houveram sisimos devastadores que abalaram casas e construções monumentais.

    Sílvia Correia Nº 19

    ResponderEliminar
  6. Eu interessei me nisto porque mostra todos os tipos de vulcões e suas erupções
    O vulcão dos Capelinhos foi um vulcão muito interessante pois foi muito forte pois arrasou com tudo
    Pedro 18 7D
    Lorrhan 12 7D

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Foi muito interessante aprender sobre os vulcões, já que, como mostrado, foram eles que originaram vida no nosso planeta.
    A nossa primeira impressão foi do que o filme seria algo aborrecido, já que não é um tema muito falado. Mas por acaso descobrimos coisas muito interessante, como, por exemplo, que o nosso planeta assim como precisa dos vulcões por meio de um deles a vida pode deixar de existir como a conhecemos.
    Resumindo, o vídeo acabou por ser gratificante

    Joel Salvador N 10, Sílvia Correia N 19 - 7 D

    ResponderEliminar
  11. O Vulcão dos Capelinhos entrou em erupção em 12 de setembro de 1957. Localiza-se na Ponta dos Capelinhos, freguesia do Capelo, na Ilha do Faial, nos Açores .
    O vulcão manteve-se em actividade por 13 meses, entre 12 de setembro de 1957 e 24 de outubro de 1958, também, constituído por cerca de 20 cones de escórias e respectivos derrames lávicos, provavelmente terá sido uma sobreposição de duas erupções distintas, este vulcão é considerado um vulcão activo.
    Este vulcão tem uma atividade com emissão de jactos de cinzas.Quando o vento rondava a oeste, as cinzas chegavam à cidade da Horta e o cheiro a enxofre invadia tudo e qualquer lugar. No dia 16 de Dezembro de 1957,em vez de cinzas o vulcão dos Capelinhos passou a lançar exuberantes repuxos de basalto fundido . Este vulcão teve implicações socioeconómicas pois muitas das habitações foram distruídas durante o ato de explusão do vulcão, e o aspeto visual da paisagem ficou aterrorizado pelas cinzas e pelo fumo.

    Ana Mália Nº2, Mariana Dias Nº14 , Tatiana Gouveia Nº20- 7ªD

    ResponderEliminar
  12. A erupção decorreu no dia 27 de Setembro de 1957, pelas 6:45 da madrugada, junto aos ilhéus dos Capelinhos, na Ilha do Faial no Arquipélago dos Açores, depois de 12 dias de abalos sísmicos e prolongando-se por 12 meses. A paisagem que antes era esverdejante tornou-se cor de carvão.
    Resumindo, foi um fenómeno impressionante e fatal.

    Joel Salvador Nº10 7ºD

    ResponderEliminar
  13. Foi muito interessante aprender sobre os vulcões, já que, como mostrado, foram eles que originaram vida no nosso planeta.
    A nossa primeira impressão foi do que o filme seria algo aborrecido, já que não é um tema muito falado. Mas por acaso descobrimos coisas muito interessante, como, por exemplo, que o nosso planeta assim como precisa dos vulcões por meio de um deles a vida pode deixar de existir como a conhecemos.
    Resumindo, o vídeo acabou por ser gratificante!!

    Henrique Claro Nº7 7ºD

    ResponderEliminar
  14. A erupção do vulcão dos Capelinhos ocorreu no arquipélago dos Açores, na ilha do Faial.
    A erupção era explosiva porque a água do mar começou a ferver, tornando-se cinzento ,e ao mesmo tempo projectando grandes quantidades de materiais que formaram um relevo vulcânico que liga aos antigo ilhéus.
    Depois disso ,teve várias consequências :
    a parte inferior do farol da ilha ficou toda coberta de cinzas ;
    as cinzas destruíram a vegetação ;
    casas no chão provocadas pelos sismos ;
    e poluição do ar e da água .

    trabalho feito por : Nuno Nº21
    Wilson Nº19
    7º C

    ResponderEliminar
  15. A 1958 ocurreu uma erupção na ilha do Faial nos Açores.
    Houve dois tipos de erupção a explosiva e a efusiva.
    Explosiva porque a agua do mar começou a ferver,tomando se cinzento,ao mesmo tempo que se dá a projecção de piroclastos .
    Efusiva porque houve aumento do cone vulcânico devido a lava solidificada.
    A paisagem ficou coberta de cinzas e sem vegetão numa área de aproximadamente 4652 hectares.
    Beatriz Rodrigues nº2 Gabryelly Fonseca nº10 7ºC

    ResponderEliminar
  16. A 1958 ocurreu uma erupção na ilha do Faial nos Açores.
    Houve dois tipos de erupção a explosiva e a efusiva.
    Explosiva porque a agua do mar começou a ferver,tomando se cinzento,ao mesmo tempo que se dá a projecção de piroclastos .
    Efusiva porque houve aumento do cone vulcânico devido a lava solidificada.
    A paisagem ficou coberta de cinzas e sem vegetão numa área de aproximadamente 4652 hectares.
    Beatriz Rodrigues nº2 Gabryelly Fonseca nº10 7ºC

    ResponderEliminar
  17. O Vulcão dos Capelinhos entrou em erupção no dia 12 de Setembro de 1957 . Esse vulcão localiza-se na Ponta dos Capelinhos , na ilha do do Faial , nos Açores .
    De acordo com a Wikipédia , o vulcão dos Capelinhos manteu-se ativo durante por 13 meses, entre 12 de Setembro de 1957 e 24 de Outubro de 1958 .
    O vulcão dos Capelinhos é constituído por cerca de 20 cones de escórias e respectivos derrames lávicos e tem uma atividade com várias emissões de jactos de cinza .
    Foi uma erupção explosiva , porque a emissão de gases e as explosões de piroclastos, ainda que violentas. Estas foram rapidamente sucedidas por explosões violentas, atirando bombas de lava e grandes quantidade de cinzas para o ar, enquanto que, por baixo, correntes de lava escorriam para o mar. A erupção continuou intensa até 29 de outubro, com constantes chuvas de cinzas sobre o Faial que destruíram culturas agrícolas e forçaram a evacuação das populações das zonas mais próximas do vulcão.
    Achei isso impressionante pois o vulcão continou ativo 13 meses
    Eufrásio (Nº7 7C) Gabriel(Nº9 7C)

    ResponderEliminar
  18. O vulcão dos Capelinhos causou:
    -Muita destruição;
    -Muito vapor;
    -Emissão de cinzas;
    -Repuxos de lava;
    -Projecção de cinzas,areia e vapor,
    -Escoadas de lava.
    No final a destruição foi grande ,as pessoas tiveram que abandonar a ilha ,mas os solos ficaram férteis.
    Miguel Juravle Gonçalo Nunes 7 C

    ResponderEliminar
  19. Pode ser considerado o ponto mais ocidental da Europa, caso o Ilhéu de Monchique, nas Flores, seja considerado parte da América do Norte insular por assentar na Placa Norte-Americana.
    A erupção dos Capelinhos, provavelmente terá sido uma sobreposição de duas erupções distintas, uma começada a 27 de setembro de 1957, e a segunda, a 14 de maio de 1958. A partir de 25 de outubro, o vulcão entrou em fase de repouso. Do ponto de vista vulcanológico, este vulcão é considerado um vulcão activo.
    designação erupção vulcânica tipo capeliniana, que por direito natural era sua, não foi prontamente patenteada pelo Eng. Frederico Machado. Em 1963, no Sul da Islândia, surgiu uma erupção idêntica
    A paisagem ficou destruida
    Eduardo Rodrigues
    Elton Teixeira
    Luana Costa
    Antonio Henriques

    7ºC

    ResponderEliminar

Vulcanismo Secundário

O vulcanismo secundário corresponde a manifestações de vulcanismo que não consistem em erupções vulcânicas, concretamente, mas estão relac...